sexta-feira, 18 de julho de 2008

Dos Grandes Começos de Livros

Irônicamente, vou citar o início de um livro que não li: topei com ele por aí e achei fantástico, dos melhores que já li (prometo um Top 5 em breve).

E, com um começo desses, vou sair correndo pra comprar o livro hoje para ler no final-de-semana.

Senhoras e Senhores, com vocês o espetacular início de "Um Conto de Duas Cidades", de Charles Dickens.

"It was the best of times, it was the worst of times, it was the age of wisdom, it was the age of foolishness, it was the epoch of belief, it was the epoch of incredulity, it was the season of Light, it was the season of Darkness, it was the spring of hope, it was the winter of despair, we had everything before us, we had nothing before us, we were all going direct to Heaven, we were all going direct the other way".

4 comentários:

Unknown disse...

Eu sei, serei taxado como monotemático, mas esse post, instantaneamente, me lembrou de um livro que comecei a ler justamente pelo seu início (ok, que tipo de louco começa a ler o livro por outra parte que não o início, mas vocês entenderam o que eu quis dizer). Trata-se do Ensaio Sobre a Cegueira do Saramago.

Cabe destacar que sou contra todo o trabalho de divulgação que estão fazendo ao redor do livro, por causa do filme, pois eu acho que no Brasil, o que é popular é ruim, sempre, sem exceções. Não quero que algo que eu julgo genial se torne um best seller por aqui. Não pode, é incoerente, pode ser o fim da minha carreira. Peraí, quê carreira?

clasaadi disse...

Esse começo é mega famoso. Já até conhecia, sem saber de que livro era...

Dr. Edward Pointsman disse...

Pois é, não conhecia, mas também a obra do rapaz nunca tinha me interessado tanto (por algum motivo obscuro que não sei dizer).

Thomas, já dizia o poeta: no Brasil, todo mundo é Peixoto!

Taisa Sganzerla disse...

“Alguém deve ter caluniado Joseph. K, pois sem que ele tivesse feito qualquer mal foi detido certa manhã”

Não consigo pensar em um começo de livro mais genial que esse.

E top5 títulos? Esse é difícil, tem poucos memoráveis... mas existem. O título original de Lolita era "Lolita, ou As Confissões de um Viúvo de Cor Branca".
Incrível. Mas posso estar enganada.